sábado, 5 de janeiro de 2013

Reprodução Assexuada nas Plantas - multiplicação vegetativa

multiplicação vegetativa (ou propagação vegetativa) é um processo de reprodução assexuada frequente nas plantas. Pode ocorrer em diferentes órgãos: raízes, caules e folhas, por fragmentação e por gemulação.

A multiplicação vegetativa a partir de raízes ocorre a fragmentação dos feixes radiculares, dando cada um destes fragmentos origem a uma nova planta.

A multiplicação vegetativa a partir de caules pode ocorrer por simples enraizamento de uma porção do caule ou seus prolongamentos (estolhos), que dá origem a uma nova planta. Em outras situações, são órgãos especializados (tubérculos) das próprias plantas que podem originar novas plantas.

A multiplicação vegetativa a partir de folhas pode ocorrer por enraizamento de uma folha, que origina uma nova planta, ou a partir da formação de gemas foliares.

Considera-se que a reprodução ocorre quando os "filhos" se separam da planta-mãe.


Estolhos são caules aéreos,finos,que possuem crescimento horizontal,originando novas plantas. Até ao desenvolvimento da planta-filha esta é alimentada pela planta-mãe.Quando a planta-filha conseguir produzir o seu próprio alimento, o estolho seca tornando a planta-filha independente.


4 comentários: