segunda-feira, 2 de maio de 2011

Uma Lição de Vida - história da Maria Helena Mendes - 5ºC

Muito a propósito do tema que estamos a estudar, publico a história da Mª Helena sobre a importância de poupar água.
 

UMA LIÇÃO DE VIDA

O Daniel era um óptimo aluno a todas as disciplinas principalmente a Ciências da Natureza. Ele adorava ciências e quando crescesse queria ser um grande cientista que descobrisse algo que ninguém tivesse ainda descoberto.
Depois da aula de Ciências da Natureza o Daniel ficou muito surpreendido por saber que no mundo inteiro só existe 3% de água doce e que a água que resta (97%) é toda salgada. No meio de tanta água salgada só 3% é que é doce!
O Daniel, depois de um dia cheio de aulas, só pensava em chegar a casa, deitar a mochila em cima da cama, tomar um banho de imersão e depois ir almoçar. Nesse dia estava um calor abrasador, só apetecia mesmo tomar um banho e por fim relaxar um pouco, à frente da ventoinha que ele tinha na sua sala de estar. Enquanto ia pensando nisso lembrou-se do que a sua professora lhes tinha dito antes de saírem da aula: “Lembrem-se, a água não vai durar para sempre, poupem-na ao máximo!”. O Daniel ficou com essas palavras na cabeça durante um bom bocado e por fim decidiu que quando chegasse a casa deitar a mochila em cima da cama, tomar um belo duche rápido (os duches dele costumavam demorar imenso tempo, quase meia hora) e por fim almoçar.
Depois de o Daniel ter tomado o duche, de ter almoçado e de ter feito os TPCs, foi ao computador informar-se sobre a escassez de água que existia no mundo e veio a descobrir que desses 3% de água doce, 2% encontram-se em calotes polares e nos glaciares e 1% encontra-se no solo, nos seres vivos, na atmosfera, nos lençóis subterrâneos, nos lagos, e rios.
O Daniel resolveu fazer um cartaz em cartolina com a sua turma, com a professora de Ciências e com a professora de EVT sobre a água e sobre a dificuldade que nós iremos ter no futuro em adquirir água doce no mundo, se não a pouparmos.
A partir desse dia o Daniel e as turmas que colaboraram com ele no seu trabalho sobre a água, passaram a poupar mais água não só na escola mas também em casa.

5 comentários:

  1. Parabéns à Maria Helena pela sua história! Está muito bem escrita! É especialmente importante porque também nos ensina um bocadinho.. :)

    Inês

    ResponderEliminar
  2. Muito bem Maria Helena! Gostei imenso da tua história porque, para além de bem escrita e imaginada, está realista! Continua assim ;)
    Ana Carolina

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito da tua historia adorei.




    Susana Cordeiro

    ResponderEliminar
  4. a historia da Maria Helena pode ser imaginação mas há muitos casos desses. muito bem, um dos casos era eu, mas fiz como o Daniel.

    ResponderEliminar