Aqui deixamos os protocolos dessas experiências e algumas fotos das nossas aulas.
1ª Experiência
Influência da humidade no comportamento das minhocas
Enquadramento didáctico-pedagógico: Os seres vivos distribuem-se por diferentes habitats consoante as suas necessidades em água. Os seres classificam-se em xerófilos ou higrófilos, conforme estão adaptados a habitats secos ou húmidos respectivamente.
Objectivo: Observar o comportamento das minhocas em presença de um meio ambiente seco e outro húmido.
Material:
Ø Tabuleiro rectangular;
Ø Papel absorvente;
Ø 4 Minhocas vivas;
Ø 1 Esguicho com água;
Ø Pinça.
Procedimento:
1. Cobre metade do fundo do tabuleiro com papel absorvente;
2. Humedece o papel com água;
3. Com a ajuda da pinça, coloca 2 minhocas na parte seca do tabuleiro;
4. Coloca 2 minhocas na parte húmida do tabuleiro;
5. Observa o comportamento das minhocas durante algum tempo (5 minutos);
6. Regista o que observaste.
Colocou-se duas minhocas de cada lado...
...e depressa descobrimos o que elas preferem.
2ª Experiência Influência da Luz no Comportamento das Minhocas
Enquadramento didáctico-pedagógico: Os seres vivos distribuem-se por diferentes habitats consoante as suas necessidades em luz. Praticamente todos os animais necessitam de luz para sobreviver. São excepção algumas espécies que vivem em cavernas - espécies cavernícolas - e as espécies que vivem no meio aquático a grande profundidade - espécies abissais. Certos animais como, por exemplo, as borboletas necessitam de elevada intensidade luminosa, pelo que são designadas por espécies lucífilas. Por oposição, seres como o caracol e a minhoca não necessitam de muita luz, evitando-a, pelo que são denominadas espécies lucífugas.
Objectivo: Observar o comportamento das minhocas em presença de um meio ambiente iluminado e outro não iluminado.
Material:
Ø Caixa de cartão com tampa;
Ø Papel absorvente;
Ø 4 Minhocas vivas;
Ø 1 Esguicho com água;
Ø Pinça.
Procedimento:
1. Corta-se metade da tampa da caixa e inclina-se para dentro a parte cortada;
2. Impermeabiliza-se o fundo da caixa e cobre-se com papel absorvente;
3. Humedece o papel com água;
4. Com a ajuda da pinça, coloca-se 2 minhocas em cada metade da caixa;
5. Coloca-se a tampa na caixa;
6. Observa o comportamento das minhocas durante algum tempo (10 minutos);
7. Regista o que observaste.
Todos registaram as suas observações.
No 5º E ainda houve tempo para ver uma pequeníssima minhoca através da lupa biocular.
bue fiz
ResponderEliminarolaprof
ResponderEliminarNão está mau (;
ResponderEliminaresta muito bem explicito!
ResponderEliminaresta muito bom!
continuem a circular informaçao no vosso site!
amei
ResponderEliminarmuito bom nos ajudou muito
ResponderEliminarObrigado
obrigada por me terem feito o trbalho
ResponderEliminara mim tambem , ahah
EliminarInformação muito explicita
Eliminargosto muito
kiss
gostei mt
ResponderEliminarnossa! vcs entaum aprendendo isso no 5º ano e eu na sexta série... noosssa!!!
ResponderEliminarmuito obg ajudarame muito num relatorio para um trabalho para C.N do 8 ano. adoreia a primeira experiencia ajudoume muito
ResponderEliminaresta muito bo continue assim Ps : ajudoume imenso
ResponderEliminaresta muito bem explicito! parabéns amei
ResponderEliminarparabens !! foi uma grande ajuda
ResponderEliminarmuito obrigado ! parabens pelo excelente trabalho . :)
ResponderEliminarmuito obrigado, foi uma preciosa ajuda no meu trabalho, digo isto como um incentivo para vocês e professores (que já agora estão de parabéns com todo trabalho e esforço). Está um blog muito bonito e com excelente qualidade na matéria. acho muito interessante os do quinto já estarem a fazer estas experiencias quando alguns só fazem no oitavo ano quando estudam fatores abióticos.
ResponderEliminarEspero que utilizem este comentário como insentivo e continuem assim.
Pois é de pequeno que Einstein começou!!!...
Muito obrigada :)
Eliminar