domingo, 31 de outubro de 2010

Vamos construir um comedouro para aves?

Agora que o Inverno se aproxima, o alimento disponível para as aves que se alimentam de frutos e sementes é cada vez mais escasso. As migalhas do teu pequeno-almoço podem ser uma boa ajuda para elas.
Para além de as ajudares a não morrer de fome, podes passar uns bons momentos a observar estas aves se, de dentro da tua casa e sem as incomodar, conseguires observar os comedouros.
Vamos construir um alimentador de aves que podes colocar no teu jardim ou na varanda do teu prédio, onde gatos e outros animais não lhes consigam chegar.

Material necessário:
·         Um pacote de leite vazio e bem lavado
·         Um cordel
·         Uma tesoura
·         Uma caneta
·         Um furador de papel 

Procedimento:
1 - Pega no pacote de leite vazio e bem lavado e, depois de seco, desenha de ambos os lados como mostra na figura 1.
2 - Recorta pelo tracejado e dobra na parte superior para poderes fazer um pequeno telhado para proteger da chuva. (ver figura 2 )
3 - Com o furador de papel, faz um furo de cada lado, junto à base, para que a água da chuva que entre no pacote possa sair. (ver figura 3 )
4 – Faz também dois buracos na parte superior do pacote, no local onde se abre para sair o leite e passa o cordel por eles. (ver figura 4 )
 
Fig.1
 
Fig.2
 
Fig.3


Fig.4
  
5 - Procura um bom local para pendurar o alimentador de modo a que fique seguro e não balouce (para não assustar as aves). Podes colocar: migalhas de pão ou bolo, arroz, queijo ralado, batatas cozidas sem casca, quartos de maçã, frutos secos, amendoins, alpista…
Bom trabalho!

Agora fico à espera que me mostrem o vosso comedouro.




2 comentários:

  1. Muito boa ideia! Assim não morrem muitas aves

    ResponderEliminar
  2. É o trabalho de casa que já tive!
    Eu gostei porque estamos a ajudar muitas aves!

    ResponderEliminar