Porque há muitos e diferentes tipos de areia, cada uma com as suas características específicas, resolvemos coleccioná-la. Seja fluvial ou marínha, todas têm coisas interessantes para ver.
Comecámos a coleccionar diferentes tipos de areia.
Esperamos conseguir muitos mais este Verão
Areia é um material de origem mineral finamente dividido em grânulos, com 0,063 a 2 mm. Chama-se rocha sedimentar detrítica porque se forma à superfície da Terra pela fragmentação de outras rochas por erosão (acção do vento ou da água). É utilizada nas obras de engenharia civil em aterros, execução de argamassas e concretos e também no fabrico de vidro. O tamanho de seus grãos tem importância nas características dos materiais que a utilizam como componente.
Divisão granulométrica
O tamanho de areia divide-se, granulometricamente, em:
- areia muito fina (entre 0,15mm e 0,6mm);
- areia fina (entre 0,6mm e 1,2mm);
- areia média (entre 1,2mm e 2,4mm);
- areia grossa (entre 2,4mm e 4,8mm).
Formas de extração
Normalmente é extraída do fundo dos rios com dragas, chamado dragagem, que pode ocasionar graves danos ambientais. Em seguida é lavada, peneirada e posta a secar e utilizada conforme sua granulação.
Nalguns casos, a sua extracção não resulta em danos ambientais, pois em algumas situações o processo de extracção contribui positivamente para o desassoreamento dos leitos dos rios onde é realizado, quando há o devido acompanhamento por especialistas.
Usos
- É o principal componente na produção de vidro.
- Fábricas de tijolos utilizam areia como aditivo à mistura de argila para o fabrico de tijolos.
- A areia é muitas vezes misturada com tinta para criar um acabamento para paredes e tetos ou uma superfície não escorregadia ao chão.
- Areia fina é usada, junto com outras substâncias, como composto de filtros de água.
- A areia é utilizada em paisagismo para fazer pequenas colinas e declives (por exemplo, na construção de campos de golfe).
- Sacos de areia são usados para protecção contra inundações e, eventualmente, contra armas-de-fogo. Os sacos podem ser facilmente transportados quando vazios e, em seguida, preenchidos com areia local.