terça-feira, 26 de abril de 2011

Ciclo da Água

A água é a única substância que existe na natureza em todos os três estados da matéria: sólido, líquido e gasoso. A coexistência destes três estados implica que existam transferências contínuas de água de um estado para outro; esta sequência fechada de fenómenos pelos quais a água passa do globo terrestre para a atmosfera é designado por ciclo hidrológico ou CICLO DA ÁGUA.

O ciclo da água inicia-se com a energia solar que incide na Terra. A transferência da água da superfície terrestre para a atmosfera, passando do estado líquido ao estado gasoso, processa-se através da evaporação direta, por transpiração das plantas e dos animais.

 A vegetação tem um papel importante neste ciclo, pois uma parte da água que cai é absorvida pelas raízes e acaba por voltar à atmosfera pela transpiração ou pela simples e direta evaporação. Durante esta alteração do seu estado físico absorve calor, armazenando energia solar na molécula de vapor de água à medida que sobe à atmosfera.


Dado a influência da energia solar no processo de evaporação, a água evapora-se em particular durante os períodos mais quentes do dia e em particular nas zonas mais quentes da Terra.


A água que atinge o solo tem diferentes destinos. Parte é devolvida à atmosfera através da evaporação, parte infiltra-se no interior do solo, alimentando os lençóis freáticos. O restante, escorre sobre a superfície em direcção às áreas de altitudes mais baixas, alimentando diretamente os lagos, riachos, rios, mares e oceanos.
 A infiltração é assim importante, para regular a vazão dos rios, distribuindo-a ao longo de todo o ano, evitando, assim, os fluxos repentinos, que provocam inundações. Caindo sobre uma superfície coberta com vegetação, parte da chuva fica retida nas folhas. A água interceptada evapora, voltando à atmosfera na forma de vapor.


O ciclo hidrológico atua como um agente modelador da crosta terrestre devido à erosão e ao transporte e deposição de sedimentos por via hidráulica, condicionando a cobertura vegetal e, de modo mais genérico, toda a vida na terra.

Processos:
  • Evaporação é a transformação da água do estado líquido para o estado gasoso à medida que se desloca da superfície para a atmosfera.
  • Condensação é a transformação do vapor de água em água líquida, com a criação de nuvens e nevoeiro, isto é, passa do estado gasoso para o líquido.
  • Solidificação ocorre quando a água passa do estado líquido para o sólido, isto é, congela.
  • Fusão ocorre quando a água no estado sólido passa ao estado líquido. 


  • Precipitação consiste nas gotas condensadas que caem sobre a superfície terrestre - chuva, neve ou granizo.
  • Infiltração consiste no fluxo de água da superfície que se infiltra no solo.
  • Escorrência - Escoamento superficial das águas na superfície terrestre, nomeadamente do solo para os mares.




17 comentários:

  1. Curti muito esse vídeo, será que vocês podem me disponibilizá-lo? Pois ele ilustra muito bem o conceito de sustentabilidade, que preciso explicar em uma aula da faculdade.

    Se possível claro.

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Olá Bruno.

    Aqui fica o link directo para o vídeo:

    http://www.youtube.com/watch?v=0_c0ZzZfC8c

    ResponderEliminar
  3. Mª João,
    Obrigado. Consegue baixar agora.
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. De nada Bruno. Espero que corra bem o trabalho na faculdade :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. oi , Tem como voce publicalo nesse site para alunos : E.E Bispo dom gastao

      Eliminar
  5. Ó professora escrevi tudo isto no meu caderno para ver que vim cá ver e tb já fiz a espriencia do sal.Mas eu depois digo-lhe como correu, e o que aconteceu.

    ResponderEliminar
  6. olá,
    já fiz todas a espriências que a professora mandou correu muito bem mas não vou dizer o que aconteceu no final das espriências.
    e isto tudo que a professora escreve no seu blog serve para todos estudar-mos para tirar-mos boas notas.

    ResponderEliminar
  7. ola professora.

    Gosto muito do seu blog. Vou estudar muito por aqui, por o manual e por os livros. Quero ter melhores notas. Vou experimentar fazer alguma experiencia sobre a materia q estamos a dar.
    A stora fez muito bem em continuar com o blog para a frente para poder-mos estudar por aqui e n só.

    Bjs .

    ResponderEliminar
  8. gosto muito do seu blog. Adoro estudar por aqui. Tem coisas muito engraçadass sobe a materia.

    ResponderEliminar
  9. Olá Professora, no 4º parágrafo, reparei que numa frase "...A água..." falta o ponto final antes de "A". Acerca da matéria, é preciso trazer alguma coisa para o teste, do lixo Orgamico

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mariana. Já coloquei o ponto final. Obrigada :)

      Em relação à construção do compostor para o lixo orgânico, quiseres e puderes, amanhã podes levar material. Um garrafão dava jeito.

      Eliminar
  10. aDOREIIIIIIIIIIIIIIIIIIII INTENDI O QUE PRECISAVA INTENDER OBRIGADAAAAAAAAAAAAAA

    ResponderEliminar
  11. amei o site de verdade acabei de chegar com meu trabalho corrigido tirei um belo de um 10

    ResponderEliminar
  12. ajudo-me imenso obrigada pela a ajuda

    ResponderEliminar
  13. adorei este blog
    ass:carolina ferreira

    ResponderEliminar
  14. Estava com dúvidas e com a ajuda do blog consegui perceber o que queria
    Obrigada!!!!!!

    ResponderEliminar
  15. Excelente texto e vídeo de explicação do Ciclo da Água. Utilizei seu post como base para discussão do assunto no meu blog. Se quiser dar uma olhada o link é https://culturamente.wordpress.com/2016/09/17/o-liquido-da-vida/ Aproveitei para explicar como o ser humano está prejudicando as águas e o seu ciclo.

    ResponderEliminar