domingo, 24 de abril de 2011

Mais umas histórias da Natureza

O OVO - Carina - 5ºE

Num belo dia de manhã, uma galinha saiu do seu galinheiro. Fugiu! Porque ali não tinha amigos. Foi até uma quinta mas não encontrou ninguém com quem conversar. A certa altura ela encontrou uma pequena vaca escondida atrás de uma caixa.
Cumprimentaram-se, conheceram-se e acabaram por ficar amigas.
A galinha andava a chocar um ovo e, 21 dias depois, nasceu um pinto.
A pequena vaca não sabia como é que o pinto tinha nascido, e perguntou à galinha. A galinha respondeu dizendo:
-Porque choquei um ovo, 21 dias depois da fecundação o pinto sai do ovo.
-E o que é que o ovo de um animal ovíparo tem logo após a fecundação? – perguntou a pequena vaca.
-O ovo de um animal ovíparo tem clara, cicatrícula, câmara-de-ar, calazas, gema e casca – respondeu a galinha.
-Não sabia! É que sabes, eu ainda sou muito nova para poder tomar conta de animais bebés – disse a vaca.
A vaquinha gostou muito do pinto e todos brincaram felizes.
Os três amigos - Adriana Gonçalves - 5ºC
Era uma vez três amigos: a pintinhas, o branquinho e a fofinha que se encontram todos os domingos na floresta. A pintinhas era uma salamandra, o branquinho era uma lebre e a fofinha era uma águia. Neste domingo a pintinhas queixou-se que tinha muito frio.
A fofinha, como era muito amiga de ajudar, lembrou-se de pedir ao branquinho para ele cortar um pouco do seu pêlo para, juntamente com as penas dela, fazerem um casaco para oferecer à pintinhas.
Como a pintinhas era orgulhosa não quis aceitar. O branquinho e a fofinha zangaram-se com ela e viraram-lhe as costas.
Com o passar dos dias, a pintinhas começou a sentir-se abandonada pelos amigos. Até que um dia lembrou-se que o melhor que ela tinha a fazer era pedir desculpas aos seus amigos. Lembrou-se então de arranjar algo que eles gostassem muito. Para o branquinho arranjou um grande monte de erva e para a fofinha apanhou ratos pequeninos e gafanhotos. No domingo seguinte a pintinhas, muito envergonhada com a sua atitude, foi-se aproximando devagarinho com as prendas às costas. O branquinho como era muito curioso perguntou o que é que ela trazia às costas e a pintinhas respondeu que trazia uma prenda para cada um. A fofinha foi directa ao saco para ver o que ela trazia.
A pintinhas desembrulhou as prendas e deu-as aos seus amigos.
Eles ficaram tão felizes com a atitude da amiga que a desculparam. A pintinhas aceitou a prenda dela e disse que nunca mais iria ser orgulhosa deixando que os seus amigos a ajudem sempre que ela necessitasse.

Sem comentários:

Enviar um comentário